
Cabeamento estruturado
Cabeamento estruturado permite a ligação a uma rede de: servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores. O conceito de Sistema de Cabeamento Estruturado baseia-se na disposição de uma rede de cabos, com integração de serviços de dados e voz, que facilmente pode ser redirecionada por caminhos diferentes, no mesmo complexo de Cabeamento, para prover um caminho de transmissão entre pontos da rede distintos.
Nos anos 90, o cabeamento estruturado teve um grande progresso com a introdução do cabo par trançado. Nesse sentido, a criação das normas EIA/TIA e ISO, ajudaram na padronização de cabos, conectores e procedimentos. A norma EIA/TIA 568 classifica o sistema de cabeamento em categorias levando em consideração aspectos de desempenho, largura de banda, comprimento, atenuação e outros fatores de influência neste tipo de tecnologia.

Wireless
Uma rede Wireless (rede sem fio) é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da redes cabeadas. Redes Wireless já são muito importante como opção de conexão em muitas áreas de negócios. Inicialmente os WLANs assim distante do público em geral foi instalado nas universidades, nos aeroportos, e em outros locais públicos principais. A diminuição dos custos do equipamento de WLAN fez com que empresas e até muitos particulares adotassem essa solução

Fibra Óptica
A fibra óptica são fios de vidro opticamente puros, tão finos quanto um fio de cabelo, que transmitem informação digital ao longo de grandes distâncias, com capacidade de transmissão 1 milhão de vezes maior que os cabos de metal (coaxial, UTP, STP). Ideal para grandes distâncias ou ligação entre andares e prédios ou situações onde o cabeamento esteja sujeito a interferências.
Comumente implementado em Backbones, o cabeamento óptico visa atender e superar os comprimentos de link padronizados para redes locais e apresentar o melhor custo benefício.

Certificação
A certificação consiste em utilizar um aparelho, chamado de cable scanner, para se testar todos os pontos instalados da rede. À medida que o teste começa os dados referentes a cada ponto de rede testado é acumulado dentro do scanner. A impressão deste relatório mostra uma análise detalhada e exibe o status, que pode ser POSITIVO ou NEGATIVO. O objetivo da certificação e ter 100% de pontos com o status POSITIVO.
Para isso são utilizados certificadores de precisão que medem todas as características físicas e elétricas do cabo. Parâmetros como comprimento, resistência, largura de banda suportada e imunidade às interferências externas, são avaliados e registrados em um relatório de certificação por cabo da rede.
A certificação completa da obra garante a qualidade do projeto e da instalação, isso estabelece a confiança entre todas as partes envolvidas: O cliente final, o fabricante, o distribuidor e a empresa instaladora.
